Ourondo

A terra de entre as águas

sábado, abril 15, 2006

Lembram-se do OURONDO? Porque ficou ourondo?


É de facto caso para perguntar o que foi feito daquela aldeia alegre, cheia de vida e moçoilas bonitas (não menosprezando as que ainda restam).
A tradição do desporto, principalmente o futebol de 5 já não é o que era…O que fizeram aos jovens, o que os afugentou? A cada vez, mais pacata aldeia, parece-me mergulhar cada vez mais num profundo marasmo, dá a sensação de alguém ter fechado as portas do Ourondo a sete chaves, os intercâmbios culturais que dali brotavam, os jogos de futebol “a feijões”…Ainda me lembro de ir a pé para o ourondo jogar…Evaporou-se tudo…Acabou o sonho…resume-se tudo a um rancho, o cumulo do conformismo, Fé Esperança e Caridade Missas e Ladainhas…Que pena, é com uma certa nostalgia e tristeza que vejo uma terra cheia de vida e beleza natural, ter-se tornado neste “quase deserto”…Quem terão sido os responsáveis por tamanha barbárie cultural, será que os há? Falta ali qualquer peça...ou serão algumas peças a mais?
Deixo a pergunta no ar…
Até breve!

39 Comments:

  • At 22:40, Blogger Vitor Manuel Reis Silva said…

    Da minha infância e adolescência recordo os jovens do Paul que se deslocavam para o Ourondo para assistir a um filme ou para dar um pé de dança no salão do Centro Cultural. Mais tarde também me desloquei para participar em torneios de futebol de salão. Ficou ourondo porque os que vão ficam onde têm trabalho e os que ficam, ou são poucos, ou não têm tido o engenho e a arte para dinamizar actividades para receber e ocupar o tempo de lazer dos que, periódicamente,visitam o Ourondo.

    Um abraço

     
  • At 12:20, Anonymous Anónimo said…

    O problema do Ourondo é muito semelhante ao das outras freguesias,existem os que nada fazem e criticam e os querem fazer alguma coisa e s~so impedidos por serem "paraquedistas. O Paul teve um bom paraquedista, Sr.Jose Morgadinho, mas o paul sobre aproveitar o saber e o engenho deste ilutre caseguense, mas no OURONDO,as coisas não são assim.

     
  • At 23:38, Anonymous Anónimo said…

    então mas o morgadinho não era especialista em frigorificos? Deve ser daí que vem o "ilustre", é que de resto não tou a ver...

     
  • At 23:43, Blogger Vitor Manuel Reis Silva said…

    O Senhor já faleceu!
    Vamos respeitar a memória, o trabalho e a sua dedicação às causas públicas, concordando ou não com muitas das suas opções.

    Foi filho de Casegas e um bom Paulense. Honra à sua memória!

     
  • At 23:51, Anonymous Anónimo said…

    A agricultura foi-se com a emigração e a CEE.
    A confecção foi-se com a crise dos texteis,a concorrência e a CEE.
    Restam as minas da panasqueira ali próximas e os serviços nos maiores centros urbanos. O resto é população envelhecida que merece o seu repouso.
    Ao Centro Cultural cabe a tarefa de mobilizar os poucos jovens e de dar qualidade de vida aos idosos.
    E o Centro de Dia não avança porquê?

     
  • At 23:53, Anonymous Anónimo said…

    A agricultura foi-se com a imigração e a CEE.
    A confecção foi-se com a crise dos texteis,a concorrência e a CEE.
    Restam as minas da panasqueira ali próximas e os serviços nos maiores centros urbanos. O resto é população envelhecida que merece o seu repouso.
    Ao Centro Cultural cabe a tarefa de mobilizar os poucos jovens e de dar qualidade de vida aos idosos.
    E o Centro de Dia não avança porquê?

     
  • At 23:55, Anonymous Anónimo said…

    Desculpem.Foi para corrigir a palavra "emigração" para imigração.

     
  • At 23:58, Blogger Vitor Manuel Reis Silva said…

    O Aquiles não aparece?

    Está envergonhado ou é o motor de arranque?

     
  • At 13:25, Blogger Asno said…

    lol. Já levou com alguma seta no calcamhar...

     
  • At 21:21, Anonymous Anónimo said…

    bom, eu passei aki no blog do orondo et vi ke o professor vitor manuel reis silva et um ou uma pessoa anonimo ke falavam do Sr. Jose Morgadinho ke infelizmente ja morreu et ke era o meu primo!
    um abraço a todos!!

     
  • At 21:26, Anonymous Anónimo said…

    bom eu passei aki no blog do orondo et vi ke p professor vitor et um anonimo falaram do Sr.Jose Morgadinho ke infelizmente ja morreu et ke era meu primo, et ke pertencia a casegas komo eu pertenço!!
    foi um grande homem!!

    um abraço a todos principalmente aos de casegas !!!

     
  • At 22:12, Anonymous Anónimo said…

    A iniciativa da caminhada foi muito boa.Agora vamos ver o k esta direcçaõ vai fazer plo centro.Eu espero k faça com k a nossa terra seja como era antes.Dou todo o meu apoio.São precisas caras novas com ideias fresquinhas.
    Xau

     
  • At 00:40, Anonymous Anónimo said…

    Mas alguma vez o Ourondo ganhou algum título no futebol? O Ourondo nunca teve nenhuma equipa inscrita na Federação Portuguesa de Futebol. Nunca sequer foi campeão distrital, nem nunca andou em nenhuma competição a nível nacional. Qual é então a tradição futebolística? Quem foram os campeões? Onde é que estão as faixas? Alguém me responde?

     
  • At 18:06, Blogger dcmassa said…

    porke ficou ourondo?
    existem 2 versões: uma diz k o ourondo era uma terra onde se explorava ouro, havendo até minas ou galerias k por sinal ainda existem...nem percebo porke nunca se interessaram por isso.
    a segunda versao fala da história de uma rapariga chamada ourondina, filha do alcaide ca do sitio. k na altura não era ourondo mas assunção!

     
  • At 11:18, Anonymous Anónimo said…

    Simples!A antiga freguesia tira o seu nome do sitio onde passavão e depois se instalarão os primeiros colonos do sec.I vindos de Roma a procura de fontes de riquesa para o Imperio em expanção.Denominarão este sitio como Ouro-ondo que significa procura de Ouro.So muito mais tarde depois da conquista do teritorio aos mouros se comesou a enstalarem-se povos que procuravão terras, entre outros novos convertidos a fé de Cristo.So no sec.XVIII se fundou a fregesia de nosa Senhora da Assenção situada no local do Ourondo e so no sec.XX se pasou a denominar Freguesia do Ourondo. (Santiago)

     
  • At 11:30, Anonymous Anónimo said…

    um abraço a ourodo principalmento aos de Relvas.
    Antonio bernardo Gil

     
  • At 05:41, Anonymous Anónimo said…

    Isto em 1961 .Meu pai disse-me! Filho vai para o Canada porque nao ha futuro no regime Salazarista. So querem proteger os grandes,e eu nao quero que tu seijas carne para canhao. Ha!Mas na minha infancia Ourondo era a aldeia mais cobicada na Beira Baixa.Eu vou la de dois em dois anos e vejo Ourondo cada vez pior.Gracas ao nosso Presidente da junta .Que TRISTEZA!

     
  • At 09:46, Anonymous Anónimo said…

    Olha mataburros, eu estou na fransa, fico todos anos muito feliz de ir pasar as minhas ferias na Relvas e no Ourondo, com o poco dinheiro que tem a Relvas fizeram muitas coisas. O Presidenta da Junta do Ourondo faz com tudo o que ele tem, se tu axas que faz poco manda-le um poco de Dollars para ajudar-le a fazer mais !
    Se o Ourondo nao é bem pra ti entao Porqué que la vais todos os dois anos ? Fica no Canada ! lol

     
  • At 20:29, Anonymous Anónimo said…

    Ourondo dos meus encantos, por onde tu andas???

     
  • At 04:17, Anonymous Anónimo said…

    O que falta no Ourondo são actividades para atrair aqueles que, como eu, não vivem lá. No Verão temos a ribeira mas no Inverno o que há para fazer?
    É preciso fundos isso é certo mas pode ser a própria população do Ourondo a angariar os mesmos. Podiam começar por ter uma sala com computadores com Internet (mesmo que se tivesse que pagar alguma coisa), organizar eventos desportivos, caças ao tesouro, etc. Arranjar um espaço de convívio onde passassem filmes e porque não organizar umas festas - não festas populares mas com música de discoteca por exemplo? - ou festas temáticas?!
    Ou então no Verão durante uma semana organizar uma série de actividades e divulgar esse evento. Acreditem que a maior partes das pessoas iria logo a correr!

     
  • At 21:06, Blogger marie said…

    quem fala assim do ourondo?que coisas vocês aprenderem na escola.E verdade que ce voçês,se dâo a péna de ire aô rio,e buscar un pouco voçês podem encontrar ouro mas nâo tenham medo de fazer,horas de busca,e apanhar calor.entâo a musica de discoteca ia mudar alguma coisa,pare là pessoal,ourondo no sitio o ele é isso é preciso um homem,da terra que venha do estrangeiro,e que nâo tenha medo de regaçar as mangas,e meter,as coisas na claridade.um sitio tâo bonito,e ainda neguem foi capaze de fazer alguma cuisa,em todos os lados,o turismo se developa e com as aguas que nos temos aii nenguem faze nada os jovens de agora,e de antes com os diplomase nenhun foi capaze de enrichir a terra deles,o nome de ourondo,nunca foi sempre esse,as pessoas sâo poucas a saber,o verdadeiro,no meu tempo que jà vai bem longe,os jovens eram bem outra coisa,eles repeitavam as raparigas,que eram outra coisa que agora,as pessoas tembem eram alégres,falo de minha mâe,e outras mulheres de ourondo,que tinhâo 30e35 anos,eu era rapariga de 14 anos,toda a gente dançava nas ruas aô toque de uma conçartina,e o rabusco com o padre,e todas as pessoas que qeriam participar,toda a gente cantava dançava pelas nossas ruas,quilo era alegria para todo lado,tudo acabou,os jovens foram para a guerra angola e outras os mais novos para,nâo fazerem como os irmâos e primos que moriam por là forem para o estrangeiro,é eça a razâo da morte de ourondo e a economia,feze o resto,mas ainda à coisas a fazer,eu jà nâo é de minha idade,e estou no estrangeiro tembem,filhos e netos,nâo é vida deles,mas voçês que se queixâo que esperais,é meter as mâos na massa,eu gosto da là ire ainda tenho casa na aldeia,e tenho pena de ver os jovens,a nada fazer,a fumar e a beber,na ribeira ou nos cafes,desculpem,os erros mas era pequena,quando partie para onde estou frança,mas nunca me esqueci du pouco que aprendie na escola,que jà nâo esta,a professora era dona zezita,beijinhos âo ourondo,encontrei este site e gosto,de falar con voçês,sou joven no net,e logo venho mais tarde ver o que se passa por ai bey

     
  • At 13:58, Blogger Fábrica do Nada said…

    Encontrei este bolg ao fazer 1 pesquisa sobre o Ourondo. A terra que era do meu pai e onde eu passei maravilhosos momentos, fiz muitos amigos e que tenho mtas lembranças de infância.
    Um dia hei-do lá voltar, visitar o açude e os outros rios, ir à colectividade, ver o parque e o ringue, ir ao cruzeiro e ao batata... Ah que saudades!

     
  • At 11:16, Anonymous Anónimo said…

    OLÁ EU SOU dEUS, E ESTOU AQUI PARA TRANSMITIR: HUAAAA, HUAAAA, HUAAAAAAAAAAHUHA...ZUCA NA PUCA DA PINDRICA DO CALHAU...A PAZ É UMA LOCURA...ZUCAAAAAAAA

     
  • At 17:34, Anonymous Anónimo said…

    Sou residente no Ourondo e fico chocada com alguns tipos de comentários que vejo por aqui...é verdade que a maioria da população ourondese está envelhecida e que a maior parte da população o que sabe fazer de melhor é meter-se na vida das pessoas, talvez se houvesse algumas actividades para ocupar os tempos de lazer, as pessoas deixavam de falar da vida das pessoas e concentravam-se em fazer outras coisas. Sinceramente estou cansada das pessoas da minha terra e mais digo é verdade sim que é necessário fomentar a parte cultural e social do Ourondo mas para isso é necessário que os ourondenses participem e façam com que esta terra deixe de ser um tédio!!!!

     
  • At 02:45, Anonymous Anónimo said…

    Eu passei muitos momentos no ring velho joguei muito la com os rapazes da minha idade como me lembro desses dias y no ring novo ja velho tambem joguei nao fui ninhuma estrelha mais jogava muito tosco mas jogava que saudades tenho de todos os que me acompanharom nesses momentos felizes um saudo a todos

     
  • At 03:16, Blogger El Misil said…

    A aldeia Ourondo vem de Ouro e Rios a volta somos se vem bem uma peninsula rodeada de rio e uma ribeira temos duas pontes uma que da a Casegas outra que da A silvares de ai creio o nome da que se chama ourondo e que tem a Senhora da asuncao como padroeira eu vivi la como 15 anos neste momento nao vivo la vivo bem lonje de ai uma aldeia de que muit gosto e me orgulho passei a minha adolecencia nessa bella aldeia donde por certo tenho os meus pais o meu irmao que vai passar a suas ferias o ver os velhotes. Nao sei como esta Ourondo neste momento pois levo 7 cuase 8 anos sem ir quero ir a visitar pois tenho amigos que nao sei se vivem la mas nas ferias de verao sempre vao la gostei de ver esta pagina web que por certo me deram para visitar estranho tudo o asude o rio donde iamos a nadar pois vou entrar aca mais vezes para seguir recordando essa linda aldeia

     
  • At 22:24, Anonymous Anónimo said…

    oi

     
  • At 22:58, Blogger Asno said…

    io!

     
  • At 21:45, Anonymous Anónimo said…

    os que dizem mal do Ourondo nunca fizeram nada na puta da vida, são uns parasitas, era só com uma vara de marmeleiro no lombo.

     
  • At 19:59, Anonymous Anónimo said…

    concordo perfeitamente com o ultimo anónimo, um forte abraço para todos os que gostam do nosso OURONDO.

     
  • At 20:03, Anonymous Anónimo said…

    aqueles que não gostam do nosso Ourondo,pois bem vão todos à merda:)Só para aqueles que não gostam um carrinho bem grande.

     
  • At 16:42, Anonymous Anónimo said…

    Olá eu sou o Félix e vim aqui a este blog para vos mandar po caralhinho...

     
  • At 00:17, Anonymous Anónimo said…

    Que tristeza! Não sabem que o Ourondo fica em Portugal? Para fazer comentários seria conveniente aprender um pouco da nossa língua que é bela e rica.

     
  • At 21:58, Anonymous Anónimo said…

    que tanto falatorio para nada,un blog,é feito para converçare,entelijamente,à que nâo têm cultura nenhuma,as pessoas que fizerem alguma coisa para o ourondo,ja nâo estao,ou estâo para o estrangeiro,agora é a queles que la estâo que ande fazer alguma coisa.Avôcês juventude,ce à alguns erros,facem com eles,mas fiquei feliz,de vir aqui neste blog,obrigado a pessoa que nous dà oortunidade,de nos exprimir aqui,saùdades de france,uma coisa vocês nâo têm nome?sâo fantomas?nâo têm curagem de deixar voço nome?

     
  • At 21:34, Anonymous Anónimo said…

    Ourondo uma aldeia tao bonita.pena è que tenham vindos parasitas que nao sabemos onde nasceram e que agora querem ser os senhores da nossa terra.espero que o bairrismo dos ourondensesainda volte a fazer do Ourondo a aldeia mais bonita da beira baixa.beijos uma ourondense.

     
  • At 08:02, Blogger Unknown said…

    Lembrei-me de clicar na GOOGLE a palavra OURONDO e não é que me sai um blog da minha terra? Terra onde não vou há mais de trinta anos e onde os amigos e conhecidos serão poucos.
    Quero deixar uma palavra de apreço pelo desenho do blog, a sátira, a irreverência e pelas notícias (poucas) que nos vão dando.
    Discordo dos palavrões muitas vezes usados e das ofensas pessoais.Haja paz, porque Ourondo sempre foi uma terra de BEM. Ahh.. e evitem por favor os erros ortográficos (ex. escreve-se HÁ bastante tempo e não À bastante tempo)
    Um abraço

     
  • At 08:07, Anonymous Anónimo said…

    Muitas pessoas que estão no estrangeiro quando vieram visitar o blog até vão ter medo de vir cá... Tanta ignorância junta...

     
  • At 11:25, Anonymous Anónimo said…

    No Ourondo ainda há gente, é certo qe está quase deserto mas ainda lá há muitas crianças...
    e eu vivo lá !!

     
  • At 11:26, Anonymous Anónimo said…

    e há muitas pessoas qe vão passar férias ao Ourondo !

     

Enviar um comentário

<< Home