Ourondo

A terra de entre as águas

quarta-feira, maio 03, 2006

ETAR


De há uns anos para cá que se vulgarizou o termo ETAR. De tanto se repetir, parece-me no entanto que muitos esqueceram que estas quatro letras não são mais que as iniciais de Estação de Tratamento de Águas Residuais e se o utilizarmos sem o associar à sua função de TRATAMENTO, passa a ser um mero "emissor de merda".
Pois bem, construída há alguns anos, a ETAR de Ourondo assenta, ou melhor deveria assentar o seu funcionamento, no leito de macrófitas, para o qual de entre muitas, retirámos da net a seguinte descrição: "Os leitos de macrófitas, muitas vezes designados por zonas húmidas construídas, designação porventura mais abrangente, são sistemas biológicos de tratamento de efluentes em que são usadas culturas de plantas que ou interactuam directamente com os efluentes ou servem de suporte a microorganismos que os degradam."
De facto, aquando da sua construção lá foi plantado o respectivo campo de juncos indispensável ao funcionamento da Estação.
No entanto, sabe-se lá porquê, (provávelmente porque o autor do projecto nem sequer sabe onde fica Ourondo) a sua construção foi feita numa zona sujeta às inundações do Zêzere e, aquando das últimas grandes cheias, há cerca de meia dúzia de anos atrás, lá se foi o leito das macrófitas que nunca mais foi reposto, ficando o seu funcionamento comprometido, estando desde então a enviar para uma das zonas mais bonitas do Zêzere, efluentes sem serem devidamente tratados.
No entanto, na factura da água, ( para aqueles que andam mais por longe, devemos informar que já não é da Junta de Freguesia, pois foi "DOADA" aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, que por sua vez já foram transformados numa empresa municipal) está indexada a taxa de Saneamento que mensalmente todos pagamos.
Ou seja, a Câmara Municipal da Covilhã, está a cobrar-se e bem por um serviço que presta mal.

(Post da autoria de Aquiles)

10 Comments:

  • At 14:04, Blogger Asno said…

    Pois, esta merda das ETARes avariadas parece que pegou moda, a merda toda é que um gajo paga na mesma, que cagalhões me saíram estes autarcas...

     
  • At 00:02, Blogger carlospuebla said…

    Tudo avariado
    Nada funciona
    A merda vai para o rio
    Contudo, continuamaos a pagar as taxas fixas e variáveis na factura de água.
    Será legal?
    Pagar por um serviço que não existe?

     
  • At 16:37, Anonymous Anónimo said…

    A verdade é que antes do 25 de Abril pagava-se e não se podia bufar.
    Mas agora felizmente paga-se e podemos bufar(falar) à vontade.

     
  • At 18:06, Blogger Nuno e Sandra said…

    é uma vergonha uma terra tão pequena e quase sem população ter uns menbros da Junta que não sabem quanto é 2 mais 2.Fora com eles antes que eles levem o Ourondo para um buraco sem fundo

     
  • At 23:53, Blogger Vitor Manuel Reis Silva said…

    E a do Paul, funciona?

    Os principais prejudicados são os peixes, a flora, a agricultura e os Ourondenses.

    Temos que verificar!

    talvez umas fotos do local.

     
  • At 01:21, Anonymous Anónimo said…

    Que grande ETAR! Que vergonha! mais baixo que o nivel do rio.Este verao passado so la cheirava a M!... Mas as cheias como dizem levam tudo para a barragem de castelo bode... Que vergonha.

     
  • At 12:31, Anonymous Anónimo said…

    primeiro que metam aquilo a funcionar depois a gente comenta!

     
  • At 18:37, Anonymous Anónimo said…

    Nem imaginam a sorte que têm em possuir este tipo de tratamento na vossa terra!para pequenas aglomerados populacionais é excelente...pena é que realmente não esteje com as condições óptimas de funcionamento. Acho que deveriam de mandar emails para a camera municipal, SMAS, a fazer queixa, e a exigir intervenção rápida.
    Em relação ao que é pago na factura...por muito que seja, é um bem necessário...á que pensar que mesmo que não esteje a funcionar, será sempre um bom argumento a ter em conta quando mandarem um email para a câmera.
    Espero que o problema seja resolvido em breve.

     
  • At 18:53, Anonymous Anónimo said…

    That's a great story. Waiting for more. » »

     
  • At 21:37, Blogger marie said…

    holà entâo todos bons?pois tive votre site por alguem da familia,estendo no estrangeitro,e tendo pago as faturas de meus pais jà falecidos,pago e nâo compreendo nada,voçês que estâo ¨là na terra alguem pode-me dizer como eide fazer para meter meu contador de agua,que foi curtada falta de eu ire là,e qunto vai me custare oubrigada de me responder,saudades,

     

Enviar um comentário

<< Home