Santa Bebiana no Paúl
Santa Bebiana – Padroeira do Vinho e dos Bebedores
Nos dias 29 e 30 de Novembro de 2008, a vila do Paul viaja no tempo e as suas ruas centrais irão transformar-se num palco privilegiado de bailias e folias, mercadores, artesãos, cuspidores de fogo, tocadores de gaitas de foles e pífaros acompanhados pela percussão, entre outros instrumentos e protagonistas do programa da Santa Bebiana – 2008 / Arraial à moda antiga.
SANTA BEBIANA
Na verdade, pouco se conhece da história da Santa Bebiana nesta vila, resultante de não existir um grande saber popular desta profanidade.
Infere-se que, é a padroeira do vinho, outrora festejada por pastores e agricultores, durante o mês de Dezembro.
Face à escassez de registos quase inexistentes sobre este evento e avaliar pelo que dizem os mais idosos, os pastores andavam com o gado nos vales do Paul e arredores, colocavam os chocalhos na cintura e, com os ganhões, festejavam junto às pipas de vinho. Após a ronda por todos os pipos, faziam uma grande ceia, onde o mais atrevido pregava o sermão para os "irmãos" e rezava-se o Pai Nosso dos Bêbedos.Conseguiu-se recuperar este registo há três anos, sendo cedido pela esposa do falecido pastor/pregador na festa de Santa Bebiana, sendo durante muitos e muitos anos, o responsável pela realização deste costume que acabou por perder-se após a sua morte.
Atendendo que esta tradição já fazia parte dos costumes deste povo, principalmente dos homens, a Casa do Povo do Paul tentou junto das famílias e restantes idosos recuperar todo o material escrito. Chegamos à conclusão, por todo um conjunto de situações inerentes a esta festa, que tudo tinha a ver com o sistema de confrarias, onde as mulheres eram proibidas de integrar a procissão e a festa dos comes e bebes.
Conseguimos há três anos repor esta referência cultural da vila depois de um longo interregno, visando por um lado recuperar esta tradição e por outro, incutir nos mais jovens a problemática do consumo excessivo de álcool.
PROCISSÃO DE SANTA BEBIANA
A procissão de Santa Bebiana percorre as ruas da Vila do Paul até ao Largo da Praça. Os participantes vão munidos de copo e archote dando vivas à Santa. No meio, o andor com Santa Bebiana, o andor com o pipo e, mais atrás, um burro puxa uma carroça com um pipo que dá de beber a quem tiver sede.
Para além de todo o povo poder integrar a procissão, convidámos alguns artesãos da comunidade a exporem os seus trabalhos, de forma a se projectarem no mercado do trabalho, sendo que, o sermão do pregador foca de uma forma irónica, o abuso do álcool na vida social.
Pretendemos este ano consolidar o evento, continuando a apostar na abertura das tasquinhas, onde o artesanato, a comida e a bebida, não falta. Haverá grande representação teatral à volta da temática e grande animação musical nos dias da festa.
O programa detalhado da festa será divulgado brevemente.
* A organização dá aos visitantes a possibilidade de pernoitarem gratuitamente no pavilhão da Escola. Apesar do pavilhão ter aquecimento aconselham-se agasalhos.
Para mais esclarecimentos:
CASA DO POVO DO PAUL: Telef.: 275 961 161
Etiquetas: Divulgação
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home